Hostel Costa Nova


projecto
daub
programa
Turismo
localização
Costa Nova, Ílhavo
área de contrução
428m²
data do projecto
2013

 

Projecto de adaptação de uma moradia a um Albergue (Hostel) na Costa Nova, Ílhavo.
A organização funcional do Hostel define-se pela divisão entre as áreas de quartos/dormitórios nos pisos superiores e as áreas comuns e públicas concentradas no rés-do-chão. O rés-do-chão inclui recepção, bar, instalações sanitárias, área de jantar/estar, cozinha, pátio exterior, lavandaria e área de arrumos. O piso 1 contém 3 quartos com capacidade para 10 camas cada e 4 instalações sanitárias completas, o piso 2 contém 1 quarto com capacidade para 10 camas e 2 instalações sanitárias completas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida.

 

A proposta desenha-se segundo 2 regras fundamentais deste tipo de alojamento; o divertimento e o conforto. Os albergues são procurados pelo seu baixo preço e pelo ambiente de socialização entre hóspedes, o que nos remete para 2 tipos de utilizadores: os que pretendem uma cama barata para a descoberta da zona geográfica do hostel e aqueles que procuram sobretudo a socialização e a troca de experiências. Estes últimos poderão centrar as suas buscas de alojamento nas actividades lúdicas propostas pelo Hostel (festas, passeios, desportos, refeições comunitárias, concertos, provas, etc.) enquanto os primeiros procurarão melhores índices de conforto e privacidade. Neste sentido, a proposta contempla uma área social de grandes dimensões no rés-do-chão e quartos nos pisos superiores com acessos independentes, incluindo elevador.

 


A flexibilidade do espaço deve ser acompanhada de materiais com pouco desgaste e mobiliário fácil de transportar de modo a permitir-se a improvisação constante.
A frente urbana da Costa Nova é caracterizada e reconhecível pelas riscas coloridas nas suas fachadas, daí que seja proposto o mesmo tema para a fachada principal do edifício, usando as técnicas tradicionais, e com isso acrescentar alguma leveza ao seu inexpressivo desenho actual.